sábado, 22 de maio de 2010

Castelo Rodrigo

Castelo Rodrigo


Orago : Nossa Senhora de Rocamador
Festas: Santo Amaro no lugar de Nave Redonda (2.º Domingo de Janeiro); Santa Maria de Aguiar no Convento de Santa Maria de Aguiar (15 de Agosto) e Nossa Senhora de Fátima na Serra da Marofa (13 de Agosto).


Castelo Rodrigo está situado numa elevação de 820 metros, de onde se vislumbra a Serra da Marofa, a vila de Figueira e paisagens que se estendem até Espanha.


A sua história enraíza-se nas páginas do tempo: Foi castro Vetão, mais tarde ocupado pelos romanos. Existem referências à presença de mouros.
Foi o rei Leonês Fernando II, o monarca que mandou repovoar esta região, no ano de 1161. Poucos anos depois, Afonso IX, atribui foral e estabelece o Alfoz do Concelho, o primeiro a ser formado em Riba Côa.
A partir de 12 de Setembro de 1297, com a assinatura do tratado de Alcanizes passa definitivamente para território português.
Em 1508, D. Manuel concede foral novo à vila. É desse período a construção do Pelourinho.
A 7 de Julho de 1664 travou-se aqui a famosa batalha de Castelo Rodrigo, onde as tropas portuguesas comandadas por Pedro Jacques de Magalhães derrotaram o exército espanhol do Duque de Ossuna.
Castelo Rodrigo, pequena mas forte, sofreu, mostrando nas lutas que empreendeu, a ancestral valentia dos seus habitantes.


Fazendo parte do programa das Aldeias Históricas, a sua monumentalidade está patente em toda a vila. O Pelourinho, o Palácio Cristóvão de Moura, a Cisterna, a Igreja Matriz e Convento de Santa Maria de Aguiar são monumentos que tornam este local inesquecível.

Castelo Rodrigo visto da Serra da Marofa

1 Comment:

Marta said...

I like this picture and any other. I like Figueira (the castle <3). That's wonderful that it's so developed village!

Enviar um comentário