sábado, 24 de abril de 2010

Mata de Lobos

Figueira de Castelo Rodrigo > Concelho > Freguesias > Mata de Lobos


Orago : Santa Marinha
Festas: Santa Marinha (1.ª quinzena de Agosto), Nossa Senhora de Fátima (2.ª quinzena de Agosto) e Santo Antão (2.ª semana).
Freguesia situada a 5 km a este da sede do Concelho.
O mais antigo documento conhecido que menciona a Freguesia remonta a 1165 e refere-se a doações feitas por Fernando II de Leão ao Mosteiro de Santa Maria de Aguiar.
No ano de 1321 a Igreja de Mata de Lobos aparece incorporada na relação das Igrejas do termo de Castelo Rodrigo. A Capela de Santa Marinha foi outrora a Igreja Paroquial, como o provam as palavras do reitor Paulo Antunes Alonso nas “Memórias Paroquiais” de 1758 “… a sua igreja paroquial consta ser Igreja e mosteiro dos templários que bem o mostram as suas ruínas, por se achar no adro della muitas sepulturas com letreyros nas suas campas que declarão ser de seos cavaleiros…”.
A actual Igreja Matriz tem origem na primitiva Capela de São Sebastião, apresenta como particularidade a separação da torre sineira do corpo do templo.
Foi nos campos de Mata de lobos, no local da Salgadela, que se travou a 7 de Julho de 1644 a Batalha da Salgadela, existindo no local o Padrão de Pedro Jacques de Magalhães a relatar tal evento.
A nível do património destaca-se a Igreja Matriz, a Capela de Santa Marinha, o padrão de Pedro Jacques de Magalhães, as sepulturas antropomórficas, o chafariz e os lagares.
O Rio Águeda e as arribas são locais de interesse paisagístico.

0 Comments:

Enviar um comentário